sábado, 22 de dezembro de 2012

Planos para construir um PERENDEV



perendev magnetic motor plans como construir um motor magnético
O modelo mais popular de motor magnético atualmente é o PERENDEV. Existem diferentes versões circulando na web em diferentes estágios de construção.

Você pode baixar o projeto patenteado em PDF aqui ou em http://pdfcast.org/download/planos-motor-magnetico.pdf


O vídeo a seguir dá uma idéia do produto final.



E a seguir o Motor magnético Torian III, protótipo de apresentação baseado no esquema Perendev.



Eita povo inteligente esses argentinos...

17 comentários:

  1. EU FAÇO ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E JA FIZ ALGUNS DEU CERTO QUERO COMPARAR O POTENCIA DO DELE COM O MEU E VER SE TEM ALGO DE ERRADO NO MEU O MEUN E-MAIL É lenilson.eng@gmail.com se for possivel me mande o projeto passo a passo só que me interessa e o angulo dos imas e a quantidade usada no estator e rotor por que fiz um prototipo para uma feira e não deu certo usei imãs de neodimio de 10x10mm forca de 4kg e não sei se foi o angulo dos não sei...logo logo voces vao ver um grande invento...não quero vender mais sim ajudar a ciência e a tecnologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lenilson, montei um protótipo mas não funciona, vc poderia me enviar o projeto que vc montou? meu e-mail é rgebr@ig.com.br Grato

      Excluir
    2. ola gostaria que postagem informações tipo fotos com posição dos imãs, por quanto tempo ele girou ou se por acaso manteve uma rotação e depois parou e ficou só balançando ou parado mesmo? por pesquisando os prós e contras vi que ninguem postou video explicando porque não funcionu, tipo vi um contra que disse que os imãs entram em equilibrio com o tempo na rotação, eu não acredito que os imãs perdem o magneto rapido assim se fosse e se carrega sozinho tão rapido? acredito na possibilidade do equlibrio porque vi um video que o cara colou nas paletas de um coller um imã pequeno cerna de 1cm e e foi aproximando outro imã devagar as paletas começaram a girar vejo que o imã não dele não entra em equilibrio porque esta mudando a posição constantemente pra todos os lados porque ninguem consegue deixar a mão totalmente imovel, é o esquema que vou tentar fazer, pra testes que é bem baratinho e vou comprar alguns imãs no mercado livre e arrumar um cooler velho, eu vi um outro video que o cara não colou o imãs retos e colou num tubo de maneira a se formar um "v " ai ele fez uma paletinhano tubo que quando o tudo girasse a paleta encostaria na base do imã de cima que faz a impulsão o imã de cima esta em uma base movel então ele da um mexida em tempo e tempo, o o video demorou alguns minutos mas o tubo não parou de girar nem perdeu rotação
      então qualquer coisa manda um email aê alderi_fernandes@hotmail.com

      Excluir
    3. Pra mim acho que o problema é o outro polo do imã, o externo, ele acaba consumindo a energia de repulsão do imã anterior, então o rotor acaba travando, entrando em equilíbrio entre os dois imãs do estator por mais imãs que tenham, acho q o ideal seria colocar uma armadura com metal dielétrico em volta do imã antes de coloca-lo no estator e no rotor. Com isso os polos ficariam expostos então a armadura direcionaria e focaria o magnetismo para a frente dos dois polos, então o polo externo não interferiria no polo do rotor parando o giro. Acredito que o metal correto seria o (mu-metal), uma especie de barrador de magnetismo usado na industria, porém muito difícil de se obter.

      Excluir
    4. eu fui aluno do curso de engenharia mecanica na uri santo angelo , RS, e tenho algumas ideias a respeito desse tipo de motor , faz algum tempo q venho pensando em construir um e vou começar logo , caso vc ainda esteja tentando fazer o seu projeto funcionar e quiser dividir experiencias meu watsapp e 55 99092550

      Excluir
  2. Opa Lenilson. Obrigado por compartilhar sua experiência com o motor magnético. São pessoas assim que me incentivam a fazer e manter este blog. Ultimamente tenho pensado que o esquema deveria aproveitar melhor a inércia da massa em um raio maior com os discos na horizontal. Isso deve também ajudar com a imprecisão dos ângulos, que passam a ter uma importância secundária, talvez sacrificando parte da distância e força entre os ímas do rotor e do estator. Sempre que posso estou sondando a web atrás de novidades :D... Essas patentes não deixam muito claro o passo a passo mesmo e seria preciso um razoável grau de experiência para executar o motor a partir do documento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Matheus, o meu protótipo não funciona, vc poderia me enviar informações sobre os discos, a quantidade de imãs e os ângulos?
      Agradeceria muito se vc puder me enviar. meu e-mail é rgebr@ig.com.br
      Grato
      Roger

      Excluir
    2. Opa Sr Anônimo. Não tenho a competência técnica para enviar isso com esta precisão. Como digo aí, o projeto dá apenas a idéia e seria preciso experiência para executar o motor a partir do documento ou mesmo atestar se é funcional sem nenhum "macete". Algumas patentes podem lançar a ideia e não serem funcionais sem um empurrãozinho, tipo o segredo de ouro. Acontece muito. Ainda estou no aguardo de ver isso comercialmente, levando bastante fé nos anônimos intrépidos mecânicos e fazendo meu papel de ilustrar a geringonça quando vejo uma hehe.

      Excluir
  3. pessoal de uma olhada nesta pagina "http://automoveiseletricos.blogspot.com.br/2013/01/imas-permanentes.html" e tambem nesta "http://gerandoenergiaonline.blogspot.com.br/2010/03/perendev-o-motor-movido-imas.html" eu acho que pode ajudar voces.

    ResponderExcluir
  4. Ola pessoal, onde posso comprar os imãs? por favor enviem resposta para luizmarinheiro@ig.com.br, abração Luiz.

    ResponderExcluir
  5. quais os materiais que posso utilizar para construir o perendev e onde posso encontrá-los? daniel hsna @g ma il.co m

    ResponderExcluir
  6. Galera, estou com um projeto de motor de imã, não funciona 100% ainda, porem se movimenta bastante, acredito tbm seja a posição do imã, detalha utilizei os imã preto e não os neo-dinimeos e funciona tbm porem com uma potencia menor. alguem ja tem algum inveto?? postem videos e vamos trocar experiencias.

    ResponderExcluir
  7. Gente na prática ainda não sei, porque o meu projeto ainda não saiu do papel, mas na teoria - que infelizmente não é tão confiável :) - eu tenho informações, que não sei se são novas para os amigos, pelo menos não ví ninguém comentando acima. Vcs devem saber que tem algumas condições impreteríveis para o motor girar, são: angulação dos imãs, blindagem dos imãs com mu-metal ou similar e a proporção áurea aplicada a os imãs. Sem isso o motor pode girar mas não da 100% de sí.

    ResponderExcluir
  8. Gente eu ja fiz varios projeto com conbinacoes diferentes, porem, ainda nao rodou. Gostaria de receber projetos para tentar encontrar a conbinacao correta, se algem tiver um projeto e quiser mandar eu confeciono e dou o relatorio devido. ok...

    ResponderExcluir
  9. Patrick Amorim Alves27 de maio de 2014 às 18:27

    Boa tarde pessoal, acredito pelo que eu li, nós estejamos errando apenas na blindagem do imã, o processo para se blindar um ima de neomidio nao é muito barato, o projeto esta perfeito, o " macete" com certeza está nesta blindagem. Meu email é ptk.alves@gmail.com, estou fazendo o meu projeto com mdf e ímas de neomidio.

    ResponderExcluir
  10. Essa tecnologia é muito inetereçante, desde sua invenção em meados dos anos 70 quando foi a primeira patente, as é cheio de macetes, você terá que testar centenas de ângulos pociveis, até chegar na melhor posição dos imãs, essa tecnologia funciona, mas terá um bom trabalho para acertar tudo! Li uma reportagem em que dicessram que não teria muito torque? Mas para aumentar o troque era só aumentar o número de estator e de rotores! O inventor original que deixou a patente prescrever, deveria liberar os dados ao público! O melhor caminho é comprar livros sobre magnetismo e tentar adivinhar os melhores ângulos, no youtube tem um vídeo de um rapaz que faz teste usando trilhos de trem de brinquedo, ele monta os imãs e vai ajustando seus ângulos até conceguir o máximo de repulsão... Uma coisa é certa, é possível de ser feito! Eu estou preparando para fazer o meu também! Recomendo a todos que tentarem ter paciência e preparar para muitas tentativas e erros, o sucesso depente de continuar adiante até chegar ao resultados desejado!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, no meu projeto realizado com imas de neodímio, já feita a blindagem, ele não gira, acredito que a força de repulsão é igual de expulsão, sendo que o motor não roda, porém estou tentando ajustar o ângulo e as distancias entre os imas na mão (olho metro) e em inúmeros teste, até o momento não deu certo. porém em alguns imas do motor percebo que ele tem impulso (acredito que seria o que esta no ângulo correto, porém não consigo ajustar todos os imas em sincronismo perfeito em casa - e-mail de contato: rb.fabio@terra.com.br - Rene.

    ResponderExcluir

Comente para aumentar meu pagerank ! :D

Se for um link, use isto:
<a href="http://www..."> http://www...</a>