segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Rampa magnética moto continuo





exercicio de motores magnéticos rampa imantada

Agora resolvi ser um pouco mais audacioso e projetar minha própria rampa magnética.
Rampa magnética moto continuo, uma adaptação da magnet ramp sticky spot ou flash magnetic ramp como o autor original simplificou. Muito divertido isso de ficar brincando com ímãs...
Rampa magnética moto continuo animada
Conforme o modelo, adaptei uma engrenagem e adicionei mais bilhas que ficam se chocando com a energia cinética excedente do percurso a esfera é expulsa, vencendo o lock magnético final, e o ciclo se repete então. Talvez comporte mais do que duas bilhas, para a estrela rodar mais continuamente, e quem sabe gerar energia. A idéia de acoplar bobinas ao longo do percurso parece boa também, já que é energia sem contato mecânico.

Me inspirei no vídeo que segue. :D




Exercício complementar para quem está trabalhando sua própria rampa magnética

(ITA-2013) Considere bolas perereca pula-pula recheadas com bilha magnética de neodímium com atração magnética proporcional a distância. Considere também que a energia potencial elástica na colisão é integralmente proveniente da energia cinética adquirida no percurso imantado. Usando somente as variáveis apresentadas na figura, defina a equação para 'h', altura que a bola B atingirá após ser colidida pela bola A.


2 comentários:

  1. Aê Mateus, vejo que você está fissurado pelo assunto. Daqui a pouco vai ter mais posts no seu blog sobre isso do que no meu hehehe. Tenho muito pouco tempo para me dedicar, infelizmente. Por isso mesmo não tive tempo de ler criticamente seus posts, mas mesmo assim parabenizo-o pela iniciativa. Mesmo que estejamos eventualmente errados (e a história vai dar o veredito final, em breve), é sempre uma sensação boa nadar contra a maré. Sejamos do contra!! hehehe

    abraço!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo apoio Ponto Zero.

    Mais do que "provar" o moto-contínuo ou... o ponto zero... sempre achei que o assunto serviria, principalmente, para despertar as pessoas. Mesmo que intuitivo, apelando com arte e sendo superficial cientificamente (eu posso...hehe), estou muito satisfeito com o resultado da repercussão.

    Assim, tenho fé de que estamos, finalmente, a fazer as perguntas corretas no caminho para a verdade maior. Considerando a média, isso já seria um grande salto de consciência.

    ResponderExcluir

Comente para aumentar meu pagerank ! :D

Se for um link, use isto:
<a href="http://www..."> http://www...</a>