sábado, 22 de dezembro de 2012

Uma bateria de terra que funciona


bateria de terra que funciona sob limoeiro

Como não podia faltar neste blog, a energia livre mais barata e antiga da história! (...eu acho :P). Baterias de terra, como as baterias tradicionais, são aplicações do maior (ou menor) potencial que os eletrodos de qualquer metal têm de ceder (ou receber) elétrons em meios eletrólitos.
esquema convencional de bateria com eletrodos de cobre e zinco

O detalhe que é preciso saber antes de sair por aí enterrando chapas de metal (nem sempre muito baratas) na terra, é saber que o potencial é proporcionalmente bem inferior se comparado com soluções de ácido sulfúrico e outras, de baterias tradicionais; pois assim o gerador vai precisar de um empurrãozinho... talvez alguns limões caindo naquele solo ou uma chuva ácida de vez em quando (que horror!). Apesar disso, a única diferença para o princípio das pilhas comuns é que o soluto eletrólito é a terra de seu jardim! O importante são os sais e a umidade presentes.
esquema da bateria de terra de cobre e zinco projeto funcional
O projeto, além de considerar a acidez do eletrólito (a terra) e a qualidade de seus sais, deve levar em conta o potencial do par de metais. Apenas a título de exemplo, escolhi usar o cobre e o zinco, os mais populares. O dimensionamento dos eletrodos, se em forma de chapas ou tubos ou a sua disposição, estão diretamente relacionados a voltagem pretendida.  E para os mais audaciosos em cálculos de projetos, a tabela de potenciais eletrolíticos de redução dos metais vai ajudar bastante :D.

tabela de potenciais eletrolíticos de redução dos metais

Com eletrodos industriais o projeto pode ser eficiente quanto a durabilidade, podendo ser instalado no subsolo de seu condomínio, evite apenas perguntas indiscretas sobre o porque de não haver mais gastos na conta de luz, como neste outro projeto bastante funcional.

projeto eficiente de bateria de terra com eletrodos tubulares e anti-escoamento líquido

Aliás, os minerais em geral tem muito potencial de acumular cargas. Seja como areia de terra, seja como rocha sólida pois o princípio é sempre o mesmo para os minerais, pois a terra é na verdade rocha totalmente fragmentada. Para provar, vale a pena conferir este inventor. Tem baterias de cristais, sistemas antigravidade magnéticos e de levitação, entre outras... Fantástico! 

hutchinson e bateria de cristais minerais de terra

Hutchison do Canadá, é um desses físicos da atualidade que vem desafiando os paradigmas. http://www.hutchisoneffect.ca/, site muito útil para pesquisadores de verdade! Além deste outro http://rense.com/general72/oinvent.htm, com o histórico dos inventos que foram sendo sistematicamente boicotados ao longo da história.

Apenas um pouquinho de química para agitar a comunidade dos revolucionários... :D

Um comentário:

Comente para aumentar meu pagerank ! :D

Se for um link, use isto:
<a href="http://www..."> http://www...</a>